segunda-feira, 27 de junho de 2011

SABEDORIA GUARANI


O Guarani é um grande conhecedor da Ka’aguy ovy que o Juruá, o
não-índio, chama de Mata Atlântica. A Ka’aguy ovy é um espaço sagrado,
é a morada de Nhanderu, o criador da vida. A destruição da Ka’aguy ovy
pelo Juruá vem sendo acompanhada por nós Guarani h
...á
muito tempo. O Yvy rupa, como chamamos o território tradicional
Guarani, vem sendo loteado e desmatado, gerando o esgotamento dos
recursos naturais da Ka’aguy ovy.   Hoje, temos acompanhado o Juruá se
mobilizando para resolver os problemas ambientais criados por seu
modelo de desenvolvimento. Para o Guarani não é novidade o que vem
acontecendo. Os Xeramoĩ, que são nossas autoridades espirituais, já nos
alertavam há muito tempo, que um dia o Juruá iria perceber as
conseqüências que suas atividades vêm trazendo ao meio ambiente. Por
causa disto a natureza vem enviando sinais em forma de secas,
enchentes, furacões e mudanças climáticas.   O mundo Juruá trata da
natureza somente como um bem capital. Nossos antepassados nos ensinaram
que os recursos da natureza devem ser usados com sabedoria. Os Juruás
que poluem os rios e derrubam as matas não estão sendo sábios porque
comprometem o equilíbrio da vida em prejuízo de todos, por isso, somos
contrários a maneira como o Juruá vem tratando da natureza.   Os
Xeramoĩ nos dizem que os animais são seres sagrados porque possuem um
ser divino dentro de si; que o Homem não pode ser dono da água porque a
água pertence a todas as formas de vida; que o Guarani deve respeitar
os animais e os rios, porque servem a Criação e fornecem o alimento de
nossas famílias. Aprendemos que a chuva que cai na Terra, enviada por
Nhanderu, vem para alimentar a vida e limpar as impurezas do mundo. A
água é parte importante de nossas cerimônias religiosas como o Yy
Nhemongarai, o batismo de nominação Guarani.   O Guarani respeita a
Criação, o Juruá ainda não aprendeu a respeitar. O Guarani contempla as
belezas da natureza, o Juruá não aprendeu a apreciar. Nossos Xeramoĩ
sempre têm nos falado que os problemas ambientais atuais não serão
resolvidos pela ciência do Juruá e sim pela consciência da obra de
Nhanderu. Para isto, nossos Xondaro, que são os guardiões da Opy, a
casa de reza, com a sabedoria transmitida por nossos Xeramoĩ, saberão
transmitir ao Juruá a forma Guarani de conviver em harmonia com a
natureza, trabalhando juntos pela preservação da Ka’aguy ovy em
benéfico da vida e de todos os povos.

Entrevista a Ana María Gorosito Kramer

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domingo, 26 de junho de 2011

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