terça-feira, 26 de abril de 2011

Encontro Nacional dos Povos Indígenas em defesa da Terra e da Vida



Discussões terão como eixo a luta pela reconquista dos territórios e contra o processo de criminalização de lideranças, assim como o enfrentamento aos empreendimentos que impactam terras indígenas



Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, o Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), recebe o Encontro Nacional dos Povos Indígenas em Defesa da Terra e da Vida.  O evento tem como lema Vida e Liberdade para os povos indígenas – Povos Indígenas construindo o Bem Viver. Sob a organização do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o encontro contará com a presença de cerca de 180 lideranças indígenas, de missionários e de parceiros da entidade.

Durante os três dias do encontro, os participantes nortearão suas discussões com base em três grandes eixos: luta pela reconquista e garantia dos territórios; luta contra o processo de criminalização das e lutas e das lideranças; e enfrentamento aos grandes projetos que afetam as comunidades.

Por isso, o encontro tem por objetivo, aprofundar em nível nacional essas questões, bem como buscar soluções conjuntas para o enfrentamento destes desafios e propor uma articulação e unificação das lutas dos povos indígenas pela demarcação de seus territórios tradicionais e contra o crescente processo de criminalização das lutas e lideranças indígenas.



Serviço:

Encontro Nacional dos Povos Indígenas em Defesa da Terra e da Vida

Quando: de 29 de abril à 1º de maio, a partir das 8h

Onde: Centro de Formação Vicente Cañas, Luziânia (GO)

Informações: Cleymenne Cerqueira – (61) 2106-1667/9979-7059




Cleymenne Cerqueira
Cimi - Assessora de Comunicação
Tel: (61) 2106-1667
Email: imprensa@cimi.org.br
Site: www.cimi.org.br

www.twitter.com/CimiNacional
www.twitter.com/PareBeloMonte
www.twitter.com/StopBeloMonte

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PALESTRA COM STEPHEN BAINES NA UFG


UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

CONVITE – PALESTRA:

Os impactos de grandes projetos hidrelétricos e de mineração em povos indígenas”

Prof. Dr. Stephen Grant Baines

Stephen Grant Baines é antropólogo e professor da Universidade de Brasília - UnB. Pesquisador 1A do CNPq, publicou 61 artigos em periódicos especializados e 64 trabalhos em anais de eventos. Possui 17 capítulos de livros, 1 livro publicado e 2 livros co-organizados com Prof. Roberto Cardoso de Oliveira, e com Prof. Leandro Mendes Rocha. Atua na área de Etnologia Indígena e realizou pesquisas etnográficas com os Waimiri-Atroari (1982-1985), com os Makuxi e os Wapichana na fronteira Brasil-Guiana (desde 2001) e com os Tremembé no litoral do Ceará desde 2000. É integrante do projeto de pesquisa "Criminalização e Situação Prisional de Índios no Brasil" (ABA/ESMPU) em que coordena a pesquisa sobre "Situação Prisional de Índios em Roraima".

Data: 25 de abril de 2011.
Horário: 19:30horas.
Local: Mini auditório – Sirlene Duarte – UFG/Catalão